Desaceleração Vendas Bens Luxo 2024: Causas e Impactos
A desaceleração nas vendas de bens de luxo em 2024
Em 2024, a previsão é de que o crescimento das vendas globais de bens de luxo atinja sua menor taxa desde 2020, de acordo com um relatório da Bain & Company. Fatores como o "luxo shaming" podem estar contribuindo para esse cenário.
Impacto na China e fatores determinantes
A desaceleração nas vendas de bens de luxo na China pode ser atribuída, em parte, ao aumento do turismo internacional e à incerteza econômica local. Com a retomada das condições pós-pandemia, cidadãos chineses têm destinado mais recursos para viagens, em detrimento dos produtos de luxo.
O fenômeno do "luxo shaming"
A incerteza econômica na China gerou o surgimento do "luxo shaming", levando indivíduos de alta renda a evitar exibir sua riqueza por meio de bens de luxo. Esse comportamento, semelhante ao observado nos EUA durante a Grande Recessão, tem impactado as vendas no país.
Desafios enfrentados pelas empresas de bens de luxo
Além dos fatores macroeconômicos, as empresas de bens de luxo podem estar contribuindo para a desaceleração das vendas ao aumentar os preços sem justificar tais elevações com inovações suficientes. Isso tem deixado consumidores insatisfeitos e confusos, segundo a Bain & Company.
Referências
Referência: https://www.businessinsider.com/luxury-goods-sales-slow-clothes-shoes-china-bain-company-travel-2024-6