Surto Infecção Bacteriana Japão: Aumento Casos Mortais
Surto de Infecção Bacteriana no Japão Preocupa Autoridades de Saúde
No Japão, casos de uma infecção bacteriana rara, porém mortal, tiveram um aumento nos últimos meses, preocupando autoridades de saúde, conforme relatado pelo Washington Post. Desde janeiro de 2024, o Ministério da Saúde do Japão registrou 1.019 casos de síndrome do choque tóxico estreptocócico (STSS), uma infecção bacteriana sem vacina e tratada com antibióticos.
Aumento Alarmante de Casos de STSS
Pelo menos 77 mortes foram relatadas devido a essas infecções por STSS, com a maioria dos casos fatais ocorrendo em pessoas com mais de 50 anos. As autoridades de saúde do Japão afirmam não saber o que causou o aumento repentino dos casos, considerando que menos de 1.000 casos de STSS foram relatados no país em 2023.
Sintomas e Tratamento da STSS
A STSS é causada por bactérias do grupo A Streptococcus (GAS), que também podem causar infecções leves, como amigdalite, uma vez que são comumente encontradas na garganta e na pele. No entanto, se o GAS entrar na corrente sanguínea ou tecidos de uma pessoa por meio de feridas abertas, órgãos podem começar a falhar em 24 a 48 horas. A cirurgia pode ser necessária em alguns casos para remover tecidos infectados pelas bactérias GAS.
Alerta Global para Infecções Bacterianas
Desde a pandemia de coronavírus, autoridades de saúde em todo o mundo têm expressado preocupação com o aumento das taxas de infecções bacterianas e virais. No Reino Unido, em 2022, autoridades de saúde relataram 19 mortes de crianças devido a infecções por Streptococcus do grupo A, a mesma bactéria que causa a STSS. Especialistas em saúde afirmam que vacinas poderiam ajudar a prevenir a propagação dessas infecções bacterianas raras, mas letais.
Referências
Referência: https://www.businessinsider.com/stss-bacterial-infection-may-cause-organ-failure-require-surgery-2024-6