Trabalho Híbrido: Equilíbrio Produtividade e Qualidade de Vida
A Era do Trabalho Híbrido: Equilíbrio entre Produtividade e Qualidade de Vida
Um dos grandes debates da era pós-pandemia gira em torno do trabalho híbrido, considerado por alguns como a melhor — ou pior — opção. Defensores do modelo afirmam que ele contribui para um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, além de ser mais envolvente. Estudos mostram que o trabalho híbrido também tem impulsionado a participação das mulheres no mercado de trabalho.
Estudo Revela Impactos Positivos do Trabalho Híbrido
Uma pesquisa recente publicada na Nature sugere que as preocupações com a produtividade são insignificantes e que o trabalho híbrido pode ser a configuração ideal para os trabalhadores. O estudo dividiu mais de 1.600 funcionários da Trip.com, uma agência de viagens chinesa, em dois grupos e os acompanhou por dois anos. Um grupo trabalhou no escritório cinco dias por semana, enquanto o outro passou três dias no escritório e dois em casa. O segundo grupo demonstrou maior satisfação no trabalho, com uma redução de um terço na taxa de desistência, impactando especialmente os funcionários que não eram gerentes, mulheres e aqueles com longos deslocamentos. O estudo não identificou desvantagens significativas, concluindo que o trabalho híbrido não teve um impacto mensurável no desempenho ou na produtividade dos trabalhadores.
Benefícios do Trabalho Híbrido para Empresas e Sociedade
Os gerentes também se mostraram mais favoráveis ao modelo após participarem do estudo. Os autores concluíram que o trabalho híbrido pode aumentar os lucros das empresas, reduzindo as taxas de desistência, que são estimadas em custar cerca de 50% do salário anual de um indivíduo. Além disso, oferece grandes benefícios para a sociedade, fornecendo uma vantagem valiosa aos funcionários, reduzindo deslocamentos e facilitando o cuidado com os filhos. O trabalho híbrido também pode impulsionar negócios como cafés, bares, academias e salões de beleza, que têm visto um aumento nos ganhos devido à economia do trabalho remoto.